segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Primeiras Impressões- Arch Linux
Chega de ser um plebeu usuário de distros acessíveis que já vem com tudo instalado e não oferecem nenhum desafio ao seu utilizador. Essa vida fácil em que todos os seus drivers são facilmente detectados e instalados para você, todos os programas que você precisa e não precisa já estão lá assim que a instalação termina, e com acesso à internet livre de quaisquer configurações. É tempo de ascender.
Ok, minha mentalidade não é tão elitista assim, mas eu de fato sentia a necessidade de me aprofundar um pouco mais no Linux, e buscar uma distribuição que me trouxesse a necessidade de realmente aprender como as coisas funcionam. Existem várias distribuições que estão nessa veia mais "tradicional": Slackware, Gentoo, Arch, seriam os exemplos mais comuns.
Quanto ao Slackware, sinceramente não é meu estilo favorito de distribuição. A instalação dele é bem fácil, mas depois que a distribuição está instalada, você está basicamente preso aos pacotes mais estáveis- e portanto mais antigos. Pra quem gosta de testar as últimas novidades e ter sempre os pacotes mais recentes... Nope, essa distro não é bem por aí. Claro que dá pra conseguir, mas o foco da distribuição está em manter o sistema estável e funcional, uma filosofia um tanto quanto "em time que está ganhando não se mexe". Usei o Slack por alguns meses, mas realmente queria uma abordagem diferente no meu OS.
Se formos falar de Gentoo, é uma distribuição fascinante. Ela tem bastante em comum com o Arch, mas o principal diferencial dessa distribuição é o seu processo de instalação: você basicamente tem um ambiente command line para realizar seu particionamento e tudo mais, então você... Seta os flags do compilador C (gcc) e COMPILA O SEU SISTEMA. Isso mesmo, o seu sistema é compilado diretamente da fonte para o seu computador. Por causa disso a instalação pode levar várias horas. O sistema é bem documentado, e por conta de sua complexidade e do fato de muitos usuários encontrarem problemas, é comum que a comunidade simplesmente mande você "ler a porra do manual" (RTFM).
Falando em distribuição bem documentada, é aqui que chegamos ao Arch. Os princípios basicos dessa distro são: manter a simplicidade acima da facilidade, ou seja, a distribuição é simples, não necessariamente intuitiva. Ela não vai "te dar a mão" e te ajudar a resolver tudo, como o Ubuntu faria, por exemplo. Ao invés disso, sua base está em uma excelente documentação: provavelmente a melhor wiki que eu já vi para um sistema operacional. Desde o processo de instalação, até os mais diversos tipos de configuração e situações que o usuário vai enfrentar, tudo está muito bem descrito passo a passo, com trechos de códigos e comandos de terminal e tudo mais que for necessário pra colocar o seu sistema pra funcionar. Por causa disso, é comum que os usuários acabem conseguindo resolver seus problemas simplesmente com uma boa pesquisa na wiki e alguma experimentação, sendo portanto uma distribuição que instiga a curiosidade e exercita a capacidade de buscar soluções para seus problemas. O próprio processo de instalação da distro é uma aula de linux por si só, e os excelentes tutoriais da wiki do Arch tornam o processo muito menos assustador.
Guiei minha instalação por meio deste artigo. O processo é completamente feito em linha de comando, se você se sente intimidado pelo terminal, nem tente. Em resumo, ele é basicamente: bootar a iso da instalação, obtida do site oficial da distribuição, (utilizei o mirror do pet.inf.ufsc.br, que é da minha universidade), conectar na internet (como uso notebook, bastou dar um wifi-menu, que um menu bastante intuitivo me permitiu conectar ao wifi sem maiores problemas), particionar o HD, montar as partições, realizar a instalação do sistema base (com o comando packstrap), gerar alguns arquivos de configuração, entrar na sua instalação com um chroot, realizar algumas configurações basicas (locale, fuso horário, configuração da rede, etc), instalar um bootloader, reiniciar, e então instalar as aplicações necessárias para utilizar o sistema (drivers de vídeo, alsa-utils, x.org, e o desktop manager de minha escolha, no caso, o Gnome 3). O sistema vem completamente "pelado", até mesmo utilidades basicas como o ifconfig não vem instaladas por padrão, portanto, a documentação oferece algumas orientações quanto ao pós-instalação, para garantir que você coloque o sistema para rodar direitinho.
A vantagem disso é que você só instala exatamente aquilo que precisa pra utillizar seu sistema, e nada mais. A simplicidade é extrema, e frequentemente, o terminal vai ser mais que suficiente para realizar tarefas do dia-a-dia (instalar programas, conectar ao wifi, etc). Por exemplo, utilizo o netctl-auto para conectar automaticamente a uma rede wifi conhecida no instante do boot, um método que parece arcaico, considerando que a maioria dos sistemas tem um menuzinho de wifi pertinho do relógio, mas que é extremamente eficiente, confiável e elegante.
Os repositórios da distribuição são excelentes: o gerenciador de pacotes padrão, o Pacman, é bem fácil de se utilizar (mais fácil do que o apt-get, se me perguntar), e se algum pacote não estiver no repositório oficial, ele com certeza vai estar no AUR, o Arch User Repository, um repositório de pacotes criados por usuários, mas que são todos confiáveis e muito funcionáis.
A comunidade da distro é muito boa, navegar e conversar nos fóruns permite aprender muito sobre a distribuição.
Meus drivers de video exigiram um pouco de configuração, mas com a ajuda da documentação da distro, consegui fazer minha placa da nvidia com tecnologia Optimus funcionar perfeitamente, e jogar meus jogos na Steam e no Wine (Starcraft 2 e Dota 2 testados e funcionando muito bem, não tive tempo de instalar outros ainda, então em breve escreverei um artigo mais detalhado sobre games no Arch)
Era isso pessoal, distro recomendada para usuários um pouco mais experientes, ou para pessoas como eu, que são novatos no linux mas tem a curiosidade e a persistência para ler muito da wiki e documentação da distribuição e fuçar até resolver os problemas (mesmo que tenha que realizar umas 5 instalações até o negócio funcionar direito, eheh).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário