Vivemos em uma geração onde é possível abrir o seu potente laptop, conectar em uma rede wireless de alta velocidade e ter acesso à toda a informação presente na Internet. Você pode conversar instantaneamente com amigos do outro lado do mundo através de ferramentas como o What'sApp, o Facebook e o Skype, pode jogar games com baixa latência com milhares de jogadores. Mas nem sempre foi assim.
No início dos anos 80, quando computadores domésticos começaram a surgir, a possibilidade de se conectar a uma rede tão grande de computadores não era cogitada por reles mortais. Porém, periféricos interessantes como os modens para computadores como o Commodore 64, Atari ST, Commodore 128, Amiga, etc, começaram a surgir, permitindo conexão discada entre computadores. Graças a isso, surgiram pequenas comunidades chamadas Bulletin Board Systems (em uma tradução tosca, "sistema de mural"). Como o nome sugere, o funcionamento, a princípio, é bastante simples: você "disca" no BBS, lê as mensagens que outros usuários deixaram lá, e deixa suas mensagens. Com o tempo, eles foram ficando mais modernos, e passaram a suportar jogos interativos, troca de arquivos, várias áreas diferentes de mensagens (divididas por categoria, como se fossem fóruns), entre outros.
Para entender um pouco mais sobre como funcionava tudo isso, criei meu próprio BBS, o Starkiller BBS, para usar com alguns amigos. Para tal, usei um software open source chamado Synchronet (recomendado), que utiliza da internet para criar um BBS oldschool, porém com recursos modernos e robustos, como por exemplo, acesso via SSH, protocolos de email (pop3 e smtp), FTP e IRC.
A interface do BBS é toda em texto, e usa algumas codificações bem antigas de caracteres (ASCII, Extended ASCII, PETSCII, ATASCII, etc), para garantir compatibilidade com computadores jurassicos como o Amiga, por exemplo. A principio, qualquer computador capaz de usar o protocolo Telnet é capaz de se conectar ao BBS. Existem entusiastas de computadores antigos que desenvolveram soluções para conectar computadores de 8 e 16 bits como o C64 a BBS usando Telnet, ou seja, pela internet, e não por um modem discado. Graças a isso, é possível acessar um canal de IRC, por exemplo, em um computador desses.
O Starkiller BBS ainda é conectado na DoveNET: uma rede de mensagens que interliga vários BBS que usam o Synchronet. Assim, é possivel trocar mensagens com usuários de outros BBS.
Um outro recurso bastante usado nos BBS é a transferência de arquivos. Na época dos BBS, você não tinha como acessar a internet para fazer download de software. Ao invés disso, você discava algum bbs que tinha download de jogos e programas para os diferentes computadores, e fazia download deles. Assim, era possível compartilhar arquivos com outras pessoas, como se fosse uma "mini internet" privada.
Além disso, o recurso que talvez seja o mais popular, são os Door Games. Um "door" é um aplicativo acessado externamente ao bbs. Por exemplo, se o Sysop (administrador do bbs) tem um jogo em DOS que possa output em modo texto (que possa ser redirecionado para outro console, ou no caso, para o bbs), um usuário remoto pode jogar esse jogo usando o BBS. Graças a isso surgiram varios jogos multiplayer, como por exemplo, LORD: que pode ser considerado o primeiro RPG multiplayer remoto. Nesse jogo, você cria seu personagem e interage com outros jogadores: pode batalhar com eles, negociar, etc.
Vamos dar uma olhada no Starkiller BBS, e os recursos que eu já incluí nele.
Ao logar no BBS, essa é a tela que lhe é apresentada, o menu principal do BBS. Como você pode ver, é tudo em modo texto. Temos uma área de mensagens, área de email (troca de emails entre usuários do BBS. Além disso, você pode enviar emails para a internet também, apesar de que eles geralmente caem na caixa de spam, por terem sido enviadas de um servidor bem primitivo), área de arquivos, área de chat e área de programas externos.
Na área de chat, você pode realizar bate papo ao vivo com outros usuários conectados ao bbs, chat com usuários de outros BBS (inter-bbs) e acessar canais IRC. Isso é muito legal, pois você pode usar algum computador jurássico para bater papo em qualquer canal IRC, como o Freenode, por exemplo.
Além do IRC, existem, obviamente, as mesagens. Você pode ler as mensagens de qualquer um dos boards internos do BBS, ou da Dove-Net.
Existe também a área de troca de arquivos: nessa área você pode fazer upload e download de arquivos. É basicamente isso.
E finalmente, a parte mais legal, que é a área de programas externos. Dá pra rodar literalmente qualquer app CLI, por isso, eu mesmo estou programando alguns jogos text adventure pra rodar lá. Por enquanto, temos screenshot de um dos jogos que já vem no synchronet.
Se você ficou curioso com a idéia, sugiro acessar o site Telnet BBS Guide. Esse site tem uma lista detalhada de BBS ativos que você pode se conectar pela internet. Vários deles dá pra acessar direto pelo browser, então você nem precisa baixar nada. Have fun!
Nenhum comentário:
Postar um comentário